MPF_0227 copy.jpg

O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação

O projeto “O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação” – elaborado pelo músico Caçapa e aprovado no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016 – abrange, de forma articulada, três etapas principais: o estudo de linguagens musicais tradicionais, a construção de instrumentos e a composição contemporânea.

 

 Fotografia: Luiz Saia - Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938, MPF_0227

WCC-6.162-2.jpg

Elefantes na Rua Nova

Lançado em 2011, Elefantes na Rua Nova é o primeiro disco solo do músico Caçapa. Através de projeto patrocinado pelo programa Petrobras Cultural, o músico pôde registrar em disco oito das suas composições, atuando como instrumentista, arranjador e produtor musical. Como parte do projeto, o artista dirigiu a elaboração de um CD-Rom (publicado em anexo ao CD de áudio) apresentando um extenso material relativo ao processo de criação e produção de seu primeiro disco, contendo textos, fotos e vídeos, além de duas partituras multimídia desenvolvidas especialmente para a ocasião.

Este material informativo, além da publicação no CD-Rom, foi disponibilizado de forma gratuita e integral no website construído especialmente para este projeto, estando no ar entre 2011 e 2020. Infelizmente, por conta do fim da vida útil do Adobe Flash Player em janeiro de 2021, todo o contéudo do website foi retirado do ar, pois havia sido construído inteiramente para este reprodutor de multimída e aplicações.

 

 Fotografia: Acervo Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

01-Joao-Pernambuco-e-amigos-teresopolis-RJ-1924-edit-2.jpg

Por Uma Discografia Nordestina

A série de artigos Por Uma Discografia Nordestina foi escrita por Caçapa para o website da revista Outros Críticos, onde foi publicado originalmente entre 2017 e 2018. Acompanhados de mixtapes e pesquisa de imagens e documentos históricos, os artigos pretendem reunir e difundir informações e instigar reflexões sobre as transformações na música criada por compositores e intérpretes nordestinos e registrada em discos a partir dos primeiros anos do século XX.

Atualmente o autor está preparando a republicação desta série de artigos no seu próprio website, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.